Brasileiros de baixa renda que dependem do pagamento do Bolsa Família podem se surpreender com a redução do auxílio de até 412 reais. Esta redução está prevista na lei e reduz o poder de compra de quem depende desta ajuda.
Há situações em que o governo federal não pausa, bloqueia ou cancela o pagamento do Bolsa Família, mas, por outro lado, reduz o valor liberado. Nessa situação, o grupo continua recebendo ajuda todos os meses, mas recebe menos dinheiro.
Quando o Bolsa Família pode ser reduzido em R$ 412?
As reduções que ocorrem no pagamento do Bolsa Família são permitidas pelas chamadas regras de proteção. Isso protegerá o grupo com uma renda mensal aumentada e não será cortado do programa, mas receberá 50% menos dinheiro.
Explicaremos melhor como essa regra funciona neste assunto. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o número de famílias na regra de proteção chegou a 2,58 milhões em junho. Para eles, o lucro médio foi de R$ 370,54.
Para se enquadrar nesta lei e não cancelar os benefícios, mas apenas cortá-los, você deve:
- Aumentou a renda da família de 218 reais por pessoa para meio salário mínimo por pessoa.
- Esse grupo permanecerá no Bolsa Família e receberá uma redução de 50% por até dois anos.
Como consultar o valor do Bolsa Família?
Existe uma maneira de verificar o valor do Bolsa Família e ver se o corte foi feito em julho. Além disso, neste mês não haverá pagamentos de auxílio gás que liberarão 102 milhões de reais para 5,8 milhões de residências.
- Acesse o aplicativo Caixa tem.
- Clique em “Bolsa Família”.
- Ao abrir um bate-papo, selecione “Verificar saldo”.
- Verifique o valor que será creditado em sua conta.