Atualmente, mais de 500.000 pessoas bloquearam o Bolsa Família. Isso significa que eles provavelmente não receberão um depósito para o programa. Essa circunstância gera preocupações entre os titulares, mas como pode ser regularizada.
O programa Bolsa Família destina pelo menos R$ 600 por mês para famílias carentes. Para isso, eles devem ter uma renda mensal de até R$218 por pessoa. Além de cumprir os requisitos do programa.
Na verdade, muitas famílias estão preocupadas em perder seus benefícios devido ao aumento de sua renda mensal. No entanto, nesta situação, o proprietário continuará a participar, mas entende que receberá um valor diferente.
Bolsa Família foi bloqueado em Novembro
No geral, 580.054 titulares não poderão sacar seus valores, pois foram impedidos de receber seus benefícios em novembro deste ano, diz o portal Estado de Minas. Enquanto isso, de acordo com um relatório do MDS, cerca de 396.000 pessoas foram impedidas de receber benefícios em outubro.
Este número é dividido em:
- Advertência: 316.345 famílias, ou seja, 333.925 beneficiários
- Bloqueio: 141.025 famílias, que representam 153.515 beneficiários
- Suspensão: 122.684 famílias, totalizando 137.883 beneficiários
Neste artigo, discutiremos a diferença entre benefícios bloqueados, suspensos e cancelados.
Por que bloquear o Bolsa Família?
- Revisão cadastral (cadastro desatualizado há mais de 24 meses);
- Indicativo de falecimento de pessoa na família;
- CPF em situação irregular no Cadastro Único;
- Indícios de renda familiar per capita mensal superior ao limite estabelecido pela regra de proteção do PBF;
- Averiguação Cadastral (cadastro com inconsistência ou indício de inconsistência);
- Não cumprimento ou ausência de informações de condicionalidades do PBF;
- Procedimento de fiscalização e ressarcimento.
Como verificar se o Bolsa Família está bloqueado?
Existem algumas maneiras de verificar se uma oferta está bloqueada. Em muitos casos, o próprio governo federal envia uma notificação ao titular dos dados, alertando-o sobre esse bloqueio.
Além disso, o governo também enviou uma mensagem de que era necessário atualizar os dados dos titulares, o que foi um dos motivos do bloqueio. O próprio proprietário pode usar o aplicativo Caixa Tem para verificar se há informações sobre seus lucros.
Na tela inicial do aplicativo, você verá uma mensagem sobre o bloqueio do benefício e uma notificação parcelada.
Como faço para receber meu Bolsa Família novamente?
O primeiro passo é garantir que as vantagens estejam bloqueadas. Depois disso, o proprietário pode procurar uma central de atendimento para o programa ou CRAS, que é um registro unificado. Lá ele poderá regularizar sua situação e se beneficiar novamente.
“Se a situação familiar for resolvida, é possível realizar ações de desbloqueio em até seis meses, o que significa que a família pode sacar novamente os benefícios, inclusive parcelas bloqueadas”, explica a MDS.
Vale lembrar que os bloqueios são reversíveis e não são piores do que o cancelamento. Além disso, lembre-se de que algumas famílias estão incluídas nas regras de proteção e, após o período de dois anos, o pagamento realmente termina.
Nesse caso, não há como corrigir a situação, afinal, essa regra foi criada para atender a família por apenas dois anos.