Oportunidade Imperdível! Inscrições Abertas para Cursos Profissionalizantes Gratuitos da Petrobras; Saiba como se inscrever

Veja Também

Quer ganhar mais de R$800 para fazer um curso profissionalizante? A Petrobras, em parceria com empresas renomadas, tem reunido vagas para cursos livres em diversas áreas do conhecimento. A Prefeitura de Macaé (RJ) aceita 40 vagas gratuitas para cursos de capacitação especializada por meio do programa Petrobras Autonomia e Renda.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento educacional, além de fornecer auxílio financeiro por meio de bolsas de estudo para participantes em situação de vulnerabilidade econômica e social. O principal objetivo do programa é aumentar as oportunidades de emprego local e geração de renda, além de ampliar a autonomia dos beneficiários.

Fruto da parceria da Petrobras com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Educacional (IFF), as inscrições para este projeto de aprendizagem estarão abertas de 5 a 18 de setembro de 2024.

Curso Petrobras

São oferecidas 40 vagas em Macaé em cursos como Outros Auxiliares de Serviço, Técnicos em Eletrotécnica, Técnicos em Soldagem, Técnicos em Automação, Pintores Industriais, etc. A duração do curso depende da especialidade.


O programa Autonomia e Renda da Petrobras tem como foco a capacitação de milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade econômica e social em diferentes partes do Brasil. O curso de Assistente de Serviços Diversos estará disponível por quatro meses a partir de 14 de outubro e será oferecido de segunda a sexta-feira à tarde.

Benefícios e Processo Seletivo

Os alunos selecionados para o curso de qualificação técnica recebem uma bolsa de 660 reais por mês, enquanto as mães com filhos de até 11 anos têm direito a 858 reais. Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, residir em Macaé, concluir o Ensino Fundamental I (1ª a 5ª séries) e ser financeiramente vulneráveis.

No processo seletivo do Programa de Autonomia e Renda da Petrobras, é dada preferência a pessoas de baixa renda que não possuem emprego formal e enfrentam exclusão social. Os grupos prioritários incluem mulheres, negros, pardos, transgêneros, indígenas, chilombolas, refugiados e pessoas com deficiência.

Petrobras oferece 3330 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes no Rio de Janeiro de forma totalmente gratuita

O Programa Petrobras Autonomia e Renda recrutou um total de 3.330 vagas no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo cidades como Duque de Caxias, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonzalo e Mackay, com 990 dessas vagas previstas para serem destinadas exclusivamente para Mackay até 2027. Os cursos a seguir abrangem setores como automação, qualidade, eletrotécnica, mecânica, metalurgia, segurança, produção e soldagem.

Além das parcerias com órgãos federais, a Petrobras também é dona do SENAI, que oferece vagas em cursos de qualificação técnica. A palavra-chave do Programa de Autonomia e Renda da Petrobras é “capacitação” e, em cooperação com a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul) e o SESI-SENAI, temos como objetivo ampliar as oportunidades de emprego para os moradores das áreas onde a Petrobras atua.

Educação e trabalho

Lançado em junho, o programa Autonomia e Renda da Petrobras já oferece cursos de capacitação técnica voltados para o setor de tecnologia de controle e processos industriais, com o objetivo de qualificar profissionais que atuam na indústria de óleo e gás. O programa não apenas prepara a força de trabalho para atender às necessidades do setor, mas também visa fortalecer a economia local e capacitar grupos vulneráveis.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras planeja investir cerca de R$ 350 milhões na formação de cerca de 19 mil profissionais qualificados no setor de óleo e gás em estados como Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Inscrição

As inscrições, que abrem hoje, 5 de setembro, serão gratuitas no site oficial do Programa Petrobras Autonomia e Renda até o dia 18 de setembro. Os candidatos devem preencher um formulário socioeconômico disponível no link. Quem quiser se inscrever presencialmente pode comparecer quarta e quinta-feira das 16h às 20h na Rodovia Amaral Peixoto, km 164, Mboasica, Mackay-RG, CEP: 27932-050. Alex Mortera, gerente-geral da Bacia de Campos, destacou que o programa busca melhorar as oportunidades de trabalho para as pessoas que vivem no entorno das operações da Petrobras.

Leia Mais