O Governo Federal optou por prosseguir com a distribuição de benefícios anuais aos beneficiários da Previdência Social, conhecida como “13ª do INSS”. A decisão foi formalizada por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja divulgação foi publicada recentemente no Diário Oficial da União.
Os subsídios são normalmente pagos no segundo semestre do ano. No entanto, nos últimos anos, o Governo optou por antecipar os pagamentos como estratégia para estimular a economia do país.
Esse benefício é direcionado aos beneficiários do INSS que estão recebendo auxílio por incapacidade temporária ou acidentes. Também se aplica a quem recebe aposentadoria, pensão por morte e auxílio-prisão.
Como será feito o pagamento antecipado do 13º ?
De acordo com o decreto, de acordo com as normas mantidas, o pagamento do dia 13 é feito em duas parcelas. A primeira parcela a ser liberada será paga junto com o lucro de Abril.
A segunda parcela do adiantamento é paga no mês seguinte à primeira, ou seja, em Maio.
A expectativa é que a 13ª medida provisória do Governo beneficie muita gente. No entanto, até o momento, o estado ainda não divulgou oficialmente o número exato de pessoas alvo da ação.
Organização de pagamento
Normalmente, o pagamento do dia 13 é feito de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Por isso, é importante que o beneficiário verifique o cadastro para determinar a data exata em que receberá o valor. Veja abaixo um calendário para quem recebe até um salário mínimo.
A expectativa é que a medida estimule a economia brasileira. Dessa forma, a iniciativa deve proporcionar um alívio financeiro significativo a milhares de aposentados e pensionistas do INSS em todo o país.