Em Março deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lançou o novo Bolsa Família com valor mínimo de R$ 600, além de benefícios adicionais que aumentam os lucros. No entanto, circula na internet um vídeo em que Gerald Alkmin (PSB), vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirma que os programas sociais estão acabando.
Essa notícia surpreendeu a muitos, afinal, o Bolsa Família abrange cerca de 21 milhões de domicílios brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A extinção dos benefícios pode deixar muitos beneficiários sem refeições suficientes. Confira mais novidades!
O fim do Bolsa Família
O vídeo em questão em que Alckmin supostamente fala sobre o encerramento de programas sociais é falso. Na ocasião, em novembro de 2022, durante o processo de transição, o vice-presidente eleito declarou que os benefícios seriam retirados do teto de gastos. Alkmin disse: “Apresentamos uma proposta sem prazo, e o princípio é excluir o Bolsa Família [do teto de gastos]”.
Aí o vice-presidente não vai dizer que o programa vai acabar. Durante a entrevista, o político comentou as propostas feitas no Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da transição, visando garantir que as promessas de campanha do presidente Lula fossem cumpridas. Portanto, o pagamento não será cancelado em 2024.