Responsável por apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil, o programa Bolsa Família paga mensalidades para mais de 21 milhões de famílias em todo o país. No entanto, alguns desses beneficiários podem em breve ter seus pagamentos cortados.
O Governo Federal tomou várias medidas para eliminar fraudes no sistema. Para o efeito, foi realizada uma análise detalhada do registo dos beneficiários.
Aqueles que não fizerem renovações significativas em seu registro podem ter seus benefícios encerrados. Essa medida é tomada apenas se forem encontradas irregularidades ou falta de atualização nos dados dos beneficiários de programas sociais, que são considerados os maiores do mundo em transferências de renda.
Veja como evitar o corte do Bolsa Família.
- Atualmente, o programa é responsável por atender famílias de baixa renda.
- Para ser classificado como tal, a renda per capita do grupo familiar deve ser de até R$ 218.
- Na prática, isso significa que o valor da renda familiar mensal deve ser de até R$218 por pessoa.
- Além disso, o governo federal exige que os membros da família estejam devidamente cadastrados no CadÚnico do governo federal.
- Esse processo deve ser realizado em uma unidade do CRAS próxima à residência da família.
- No entanto, o momento do registro não representa a rescisão das obrigações do beneficiário.
- Isso ocorre porque ele precisa atualizar as informações regularmente.
- Recomenda-se realizar este procedimento pelo menos a cada dois anos.
- No entanto, caso alguma das informações presentes no cadastro seja alterada, o cidadão também deve atualizar as informações na unidade do CRAS.