Os chefes de família que fazem parte do Bolsa Família podem receber o auxílio emergencial no bolso após participarem de determinados programas. Você pode reduzir sua conta de luz mensal em até 65%. Para isso, é importante estar em um único cadastro e utilizar os dados mais atualizados.
Quem está inscrito no Bolsa Família tem direito a diversos benefícios além do auxílio mensal. Na verdade, esses benefícios são garantidos porque o grupo está cadastrado no Cadastro Único, de onde são percebidos como pessoas que dependem de apoio Federal.
Redução na conta de luz para os beneficários do Programa Bolsa Família
É possível isentar toda a conta de luz, mas para isso é necessário ser indígena ou quilombola, consumindo até 50 KWh de energia elétrica por mês. Os demais integrantes do Bolsa Família podem receber desconto de até 65% na conta de luz no Programa Tarifa Social.
Para isso, os seguintes critérios devem ser atendidos:
- Famílias inscritas no Cadastro Único cuja renda mensal per capita seja inferior a meio salário mínimo do país. ou
- Idosos ou pessoas com deficiência com 65 anos ou mais que estejam recebendo benefício de assistência social (BPC) em andamento. ou
- Familiares inscritos no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos e portadores de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual, sobreposta) cujo tratamento, tratamento médico ou terapêutico exija o uso continuado de instrumentos, equipamentos ou instrumentos que necessitem de consumo de energia elétrica para seu funcionamento.
Como os titulares do Bolsa Família podem solicitar a tarifa social?
Quem está cadastrado no Bolsa Família não precisa solicitar desconto por meio da Tarifa Social. Isso é feito automaticamente a partir do cruzamento de dados do cadastro unificado e das empresas de energia.
A única vez que você precisa ir até a empresa ou ir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) é se:
- O titular do Bolsa Família não é o mesmo da conta de energia, então nesse caso você terá que mudar a titularidade.
- Os dados no Registro de Integração estão desatualizados ou incorretos.