Tirar a carteira nacional de habilitação é o sonho de muitos brasileiros, mas muitos não têm os requisitos financeiros para se matricular em uma autoescola. Pensando em apoiar essas pessoas, o governo federal implementou o programa social CNH dentro do Bolsa Família. Veja como você pode se envolver
A iniciativa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Famílias e Combate à Fome (MDS) e a Autoridade Nacional de Transportes (Denatran).
O objetivo é capacitar aqueles que se cadastraram no Bolsa Família e oferecer a possibilidade de realizar seus sonhos de CNH nas categorias A e B.
Quem pode obter benefícios gratuitos da CNH?
Para se inscrever no Programa CNH Social, os interessados devem atender a uma série de critérios específicos.
- Apenas beneficiários cadastrados que receberam auxílio financeiro do Bolsa Família são elegíveis para participar.
- Os candidatos devem ter pelo menos 18 anos de idade.
- Você deve ter se formado no ensino fundamental.
- Os participantes devem apresentar documentos pessoais válidos, como identificação, CPF e comprovante de residência.
Aqueles que são beneficiários do Bolsa Família e ainda não possuem a Carteira Nacional de Habilitação são prioridade para o Programa CNH Social.
Como faço para solicitar o recebimento dos benefícios do Bolsa Família?
A inscrição no programa pode ser feita em dois formatos: online e presencial. Para fazer isso, as partes interessadas devem investigar se o DMV de seu estado oferece o programa.
Nesse caso, você precisa fazer o seguinte:
- Preencha o formulário com suas informações pessoais e anexe os documentos necessários online.
- Caso não consiga se cadastrar online, será necessário fazer uma solicitação diretamente na Central de Referência do Programa Social da CNH do seu município.
- Os beneficiários do Bolsa Família são obrigados a trazer os documentos necessários e receber instrução presencial.
Após a aprovação no programa, os participantes seguirão várias etapas até receberem sua CNH. São cursos teóricos, cursos práticos, exames teóricos e práticos.