Atenção trabalhadores! Abono salarial PIS/PASEP terá nova regra de pagamento em 2025; Confira quem continuará recebendo o benefício

Veja Também

O abono salarial do PIS/Pasep, que é pago a milhares de trabalhadores brasileiros todos os anos, deve sofrer mudanças significativas em breve. A atualização proposta pelo governo federal prevê uma mudança no teto de remuneração mensal para os cidadãos que recebem benefícios. Neste artigo, consulte as próximas alterações nos pagamentos do PIS/PASEP.

Atualmente, os abonos salariais são pagos aos cidadãos brasileiros que recebem um salário mínimo de até duas vezes por mês. No entanto, uma emenda proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê uma redução desse teto. Se a mudança for aprovada, o pagamento será mais limitado.

Saiba quem pode receber o abono salarial do PIS/Pasep.

  • O bônus só será liberado para quem ganha até R$ 2.640.
  • Essa mudança deve ser feita já no próximo ano.
  • Essa medida afeta ambos, uma vez que os bônus salariais são pagos tanto aos funcionários do setor privado quanto aos funcionários públicos.
  • Além dessa redução total, o projeto apresentado também prevê alterações nas regras de atualização do PIS/Pasep.
  • Atualmente, o limite foi atualizado com base no salário mínimo.
  • No entanto, essa correção deve ser baseada na inflação.
  • O objetivo é que, ao final da renovação, os pagamentos sejam feitos apenas aos trabalhadores cujo salário mínimo ganhe 1,5.
  • A medida deve ajudar a reduzir os gastos federais com o objetivo de equilibrar o orçamento.

“Para atender as famílias mais necessitadas, é garantido um abono salarial para quem ganha até R$ 2.640, valor que será corrigido pela inflação nos próximos anos e será permanente se corresponder ao salário mínimo de 1,5. Esta medida também contraria privilégios incompatíveis com o princípio da igualdade. Vamos corrigir excessos e garantir que todas as instituições públicas estejam sujeitas ao limite da Constituição”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em comunicado oficial.

Leia Mais