De acordo com informações do governador do estado, uma nova vaga foi aberta para participação gratuita no programa CNH Popular em outubro. São 25 mil oportunidades no total para os interessados em tirar a carteira de habilitação.
Assim, Elmano Freitas, diretor-presidente do estado do Ceará, afirmou na última quarta-feira (20) que os moradores poderão participar do programa neste ano e em 2022. As vagas serão disponibilizadas por meio do Detran do Ceará.
Como participar do projeto CNH gratuita no Ceará
O programa existe desde 2009 e atende todos os 184 municípios cearenses. Com base nas informações da iniciativa, os cidadãos terão acesso à sua primeira carteira nacional de habilitação. O foco são as pessoas de baixa renda. Além do licenciamento de veículo automotor, também estará disponível o licenciamento de motocicleta. Assim, a ideia do Estado é educar a população e reduzir o risco de acidentes.
No entanto, no caso da CNH gratuita para motocicletas, o Ceará concede capacetes a todos os participantes do projeto ao final do processo de certificação categoria A. O item é garantido pela lei 15.931/15.
Consulte a documentação necessária para se candidatar
O Governo do Estado do Ceará exige que os interessados apresentem os documentos necessários para participação durante o Programa CNH Popular. A documentação inclui:
- Documento de identidade com foto (RG);
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Declaração do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social, para beneficiários de programas governamentais);
- Laudo Médico com CID (para pessoas com deficiência física);
- Declaração de permissão da Secretaria de Segurança Pública (em caso de egressos do Sistema Prisional).
Por fim, a declaração de Freitas foi feita durante uma transmissão ao vivo em sua rede social em resposta a internautas que perguntaram sobre a CNH gratuita. No entanto, no momento em que este artigo foi escrito, não há informações detalhadas sobre quando o aplicativo é aberto e quando o estado inicia o programa.