O Bolsa Família é um programa Federal de transferência de renda que inclui famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o valor dos benefícios é de no mínimo R$ 600,00 por mês. No entanto, além dos critérios de acesso aos programas sociais, as famílias precisam cumprir algumas condições para continuar recebendo o benefício.
Nesse sentido, dentre essas condições está o acompanhamento nutricional de crianças de até 7 anos de idade, que deve ser pesado regularmente. Por isso, a prefeitura de Juazeiro, na Bahia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), emitiu um comunicado aos beneficiários do Bolsa Família sobre o ciclo de pesagem do programa. Saiba mais!
Pesagem obrigatória do Bolsa Família
A partir dessa decisão, no primeiro ciclo, 48 mil pesagens foram realizadas pela equipe da Sesau. Segundo Beatriz López, gerente de assistência nutricional da Sesau, o primeiro ciclo de pesagem do Bolsa Família acontece entre Março e Maio, enquanto o segundo começa em setembro deste ano e vai até novembro. Portanto, se a família não realizar essa condição, o lucro pode ser bloqueado.
Por isso, a prefeitura de Juazeiro planejou um cronograma de pesagem para setembro para facilitar o acesso dos beneficiários do Bolsa Família. Assim, serão disponibilizados 100 formulários por dia de atendimento que ocorrerão nas seguintes datas e locais:
- Terça-feira (19) – Residencial Praia do Rodeadouro: Unidade Básica de Saúde e Associação de Moradores – 08h30 às 12h30;
- Quinta-feira (21) – Residencial São Francisco: EMEI Vanda Guerra – 14h30 às 17h;
- Quinta-feira (28) – Alagadiço Salitre – Igreja Católica – 14h30 às 17h.
Documentos necessários
Além disso, vale ressaltar que para realizar a pesagem do Bolsa Família, é preciso levar os seguintes documentos:
RG ou certidão de nascimento;
CPF;
cartão do Sistema Integrado de Saúde (SUS);
Cadastro Social (NIS);
Comprovante de residência;
cartão de vacinação;
Cartão de gestante.
Por fim, confira as outras condições do Bolsa Família aqui.