Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o cronograma de pagamento do Bolsa Família deve ser suspenso. Por isso, a Caixa antecipou o depósito para a última quinta-feira (14) para que todos pudessem receber o dinheiro em sua conta até o final deste mês.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pelo menos 2,6 milhões de domicílios receberam o Bolsa Família antecipadamente em novembro. São residentes de áreas onde há estatuto de calamidades públicas,
Para eles, o dinheiro diminuiu na quinta-feira, 14 de novembro, independentemente do NIS (Número de Identificação Social) do proprietário. No entanto, todas as outras 18 milhões de famílias perceberão que o calendário da Caixa fará uma pausa no dia 20 de novembro.
Por que não haverá pagamento do Bolsa Família no dia 20 de Novembro?
No final de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto tornando o dia 20 de novembro feriado nacional. Antes disso, o dia de comemorar o Dia da Consciência Negra era apenas feriado em algumas áreas, como São Paulo.
Atualmente, todos os estados são obrigados a incluir este dia em seus calendários e permitir o fechamento de empresas e empreendimentos. Os bancos não abrem nos feriados, portanto, não há pagamentos neste dia.
Em dezembro, o governo federal já planeja prever depósitos para que o cronograma não aconteça durante as férias de Natal em 25 de dezembro. Como de costume, todos recebem antes deste dia de celebração, então o calendário começa no dia 10.
Calendário Bolsa Família para Novembro
O calendário habitual do Bolsa Família em novembro começa no dia 14 e termina apenas no dia 29. O valor será liberado de acordo com o último dígito do NIS do titular do auxílio.
Se não houver pagamento no dia 20, o depósito geralmente volta no dia 21 para considerar um novo grupo.