Beneficiários do Bolsa Família, cujo CPF esteja em situação irregular, cujos benefícios serão suspensos em janeiro, bem como aqueles que apresentarem suas discrepâncias cadastrais no Cad Único. Além disso, o bloqueio pode resultar no cancelamento permanente das regalias.
Nesse sentido, é preciso verificar a situação do CPF para garantir a permanência do programa e receber os pagamentos a partir do dia 18, quando começa a remessa de janeiro. Entenda abaixo como realizar as etapas!
CPF irregular pode bloquear Bolsa Família em Janeiro
De acordo com o governo federal, beneficiários do Bolsa Família com CPF irregular serão notificados sobre como resolver pendências por meio dos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem. As irregularidades podem ocorrer por dois motivos:
- CPF suspenso, cancelado ou com divergência de titularidade na Receita Federal;
- CPF com inconsistência de dados no CadÚnico.
Os beneficiários têm até 6 meses pós-bloqueio para resolver qualquer pendência de CPF. Caso contrário, o Bolsa Família será cancelado permanentemente. O objetivo é evitar irregularidades no pagamento dos benefícios e garantir que a transferência de renda ocorra para quem mais precisa.
Para verificar se o seu CPF está irregular, você pode verificar sua situação cadastral no site da Receita Federal (clique aqui). Na página, clique em “Consultar CPF”, informe o número do documento e a data de nascimento e, por fim, toque em “Consultar”.
Calendário de Programas Sociais de Janeiro
Os depósitos no Bolsa Família em janeiro começam no dia 18 e vão até o dia 31 para beneficiários com CPF regular. A data de pagamento depende do último dígito do respectivo Número de Identificação Social (NIS). Confira a programação.
Final 1: 18 de janeiro.
Final 2: 19 de janeiro.
Final 3: 22 de janeiro.
Final 4: 23 de janeiro.
Final 5: 24 de janeiro.
Final 6: 25 de janeiro.
Final 7: 26 de janeiro.
Final 8: 29 de janeiro.
Final 9: 30 de janeiro.
Final 0: 31 de janeiro.