Se incluirmos os brasileiros que fazem parte da lista de consignados do INSS, o número total já ultrapassou 37 milhões. Cada segurado recebe uma quantia específica de dinheiro que varia de acordo com os benefícios a que tem direito.
Nesse sentido, é comum que o INSS libere novas rodadas de pagamentos todos os meses, já que acomoda transferências fixas destinadas a pessoas que têm acesso a benefícios contínuos ou temporários. Por isso, com a aproximação de Dezembro, os segurados se preparam para receber o valor do novo INSS, principalmente quem realmente tem direito a cada transferência.
Quem tem direito a um novo pagamento do INSS?
Como mencionado anteriormente, existem diferentes pagamentos propostos pelo INSS, e o que define a pessoa que recebe cada um é o tipo de benefício a que cada pessoa tem direito, com exceção do BPC (Benefício de Pagamento Recorrente), e suas respectivas contribuições para a previdência social.
De qualquer forma, quando um novo calendário é lançado, todos os tipos de benefícios geralmente são cobertos, ou seja, basicamente, a grande maioria das pessoas os recebe ao mesmo tempo. No entanto, há apenas uma variação, que é o valor recebido.
Para um melhor entendimento, o INSS libera dois calendários por mês. O primeiro deles é para o piso do instituto, ou seja, para quem recebe o valor básico (R$ 1.320). Aqueles que receberem um valor acima disso serão cobertos pelo segundo calendário.
Na maioria dos casos, um calendário correspondente ao piso é liberado, e a data de pagamento é agendada no final de cada mês. Por isso, quem recebe R$ 1.320 ou mais costuma esperar que o valor seja liberado no início de cada mês.
Verifique a data de início do pagamento
Seguindo as informações acima, além do valor exposto, é o último dígito da NB (número do benefício) que define especificamente o dia em que a pessoa recebe.
De acordo com informações sobre a transferência que ocorrerá em breve, as datas são as seguintes:
Para quem recebe o piso:
- NB final 1: 24 de novembro;
- 2: 27 de novembro;
- 3: 28 de novembro;
- 4: 29 de novembro;
- 5: 30 de novembro;
- 6: 01 de dezembro;
- 7: 04 de dezembro;
- 8: 05 de dezembro;
- 9: 06 de dezembro;
- 0: 07 de dezembro.
Para quem recebe acima do piso
- NBs finais 1 e 6: 01 de dezembro;
- 2 e 7: 04 de dezembro;
- 3 e 8: 05 de dezembro;
- 4 e 9: 06 de dezembro;
- 5 e 0: 07 de dezembro.
Por fim, o depósito é feito através de uma conta cadastrada pelo próprio segurado.