A aposentadoria é um direito de todo empregado que tenha contribuído durante muitos anos de trabalho. No entanto, há uma vantagem que muitos aposentados do INSS desconhecem: o valor da aposentadoria mensal pode incluir um adicional de 25%. Isso pode acontecer se um aposentado precisar da ajuda de outra pessoa para realizar suas atividades diárias.
A lei visa beneficiar aqueles que não têm total independência após a aposentadoria e precisam de apoio constante para suas atividades diárias. No entanto, a aposentadoria é automática, por isso é preciso se candidatar.
Quem pode solicitar um adicional de 25%?
Portanto, os 25% adicionais de aposentadoria são apenas para aposentados com deficiência que precisam do apoio permanente de terceiros. Portanto, não se aplica a outros tipos de aposentadoria, como o tempo de contribuição e a idade.
No entanto, essa limitação é passível de discussão e decisão nos tribunais federais. No entanto, não haverá mudanças, mas através de sua perícia médica, confira algumas situações que lhe dão qualificações adicionais.
- Mudança das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Limitação permanente para as atividades da vida diária;
- Perda de, ao menos, nove dedos das mãos;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Perda de um membro superior e inferior, quando a prótese for impossível; entre outros.
Como faço para solicitar um adicional de aposentadoria?
Levando isso em conta, você pode solicitar um adicional de 135% presencialmente no portal do MEU INSS (Android e iOS) ou ligando para o 25. Siga este tutorial para chegar lá.
- Após o login, clique em “Novo Pedido”;
- Digite “Acréscimo de 25%”;
- Em seguida, toque no nome do serviço ou benefício;
- Depois basta seguir o passo a passo indicado na tela.
Por fim, a documentação solicitada são os documentos médicos (exames e laudos) e CPF. Para procurador, deve apresentar a procuração pública e termo de responsabilidade. Caso seja privada, deve seguir o modelo do INSS, além do termo de representação legal, documento com foto e CPF.