Quando o pagamento do abono salarial feito neste ano terminou, surgiu a dúvida entre os beneficiários: afinal, o PIS 2023 foi antecipado pelo presidente da República? Pensando nisso, resolvemos responder essa pergunta neste artigo.
O PIS ou PIS/Pasep, como é conhecido, é um abono pago a pessoas que têm carteira assinada ou trabalharam em serviços públicos ou privados. Antes de responder à pergunta, o que se pode mencionar aqui é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elevou o salário mínimo para R$ 1.320, valor que entrou em vigor em 1º de maio. Dessa forma, quem recebeu o abono após essa data já foi creditado com o novo valor do piso nacional na conta do beneficiário.
O PIS 2023 foi antecipado? Entenda qual pagamento é feito
Os pagamentos para PIS/Pasep começam em fevereiro e seguem até julho. Mas o presidente não esperava nada. Os valores de pagamento são referentes ao ano-base 2021. Ou seja, isso significa que eles têm o direito de aceitar trabalhadores que tenham exercido suas funções em carteira assinada no ano-base, entre outros requisitos necessários.
No calendário atual desse abono, o próximo ano vence no ano-base 2022, portanto, a previsão é que o PIS/PASEP referente ao ano-base 2023 só seja pago em 2025. O beneficiário do PIS recebe de acordo com a data de nascimento do proprietário. Confira abaixo:
Aniversariantes de Janeiro e Fevereiro receberam no dia 15 de Fevereiro.
Aniversariantes de Março e Abril receberam no dia 15 de Março.
Aniversariantes de Maio e Junho receberam dia 17 Abril.
Aniversariantes de Julho e Agosto receberam dia 15 de Maio.
Aniversariantes de Setembro e Outubro receberam dia 15 de Junho.
Os aniversariantes de Novembro e Dezembro recebem no dia 15 de julho.
Já os beneficiários do Pasep recebem de acordo com o último dígito do NIS.
Aqueles com o NIS 0 receberam dia 15 de Fevereiro.
Aqueles com NIS Final 1 receberam dia 15 de Março.
Aqueles que têm o NIS com final 2 e 3 receberam no dia 17 de Abril.
Aqueles que têm os NIS final 4 e 5 receberam no dia 15 de Maio.
Aqueles que têm o NIS final 6 e 7 receberam no dia 15 de Junho.
Aqueles que tiverem o NIS das Finais 8 e 9 receberão no dia 17 de julho.
Qual o valor que pode ser liberado por meio de abono?
Aqueles que atenderem aos requisitos necessários para ter direito ao abono salarial receberão um PIS/PASEP de acordo com o mês em que trabalharam no ano-base, independentemente da data de pagamento.
Dessa forma, uma pessoa que só trabalhou em carteira assinada por um mês receberá uma parcela mínima, de R$ 110. A maior parcela paga é para trabalhadores que recebiam o salário mínimo e exerciam suas funções ao longo do ano.