A venda de carros usados vinha crescendo significativamente no país devido aos preços mais acessíveis desses veículos. Portanto, com o anúncio de carros populares ocorrido na última quinta-feira (25), essa situação preocupa os proprietários de carros usados.
Esse mercado de carros usados sempre foi o maior do Brasil, e dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações de Concessionárias de Veículos) confirmam isso. Segundo a entidade, foram vendidos 1.039.256 veículos em abril deste ano, um aumento de 10,7% em relação a 2022.
Como ficará carro usado no Governo Lula?
Ainda assim, o mercado de carros estagnou, já que o governo exigiu 15 dias para fornecer um projeto completo. Depois, quem tentava fechar negócios com carros usados e novos vai esperar o presidente descobrir qual situação é mais viável para o bolso.
Assim, Cassio Palarilini, da Bright Consulting (empresa especializada em consultoria automotiva), explica a insatisfação de empresas e clientes:
“Neste momento, nem o fabricante nem o lojista sabem o que fazer, porque vai demorar um total de 15 dias para chegar a uma definição. Deve ter saído hoje, na melhor das hipóteses. Entretanto, todos os mercados já pararam. Como exceção, espera-se que o governo recalcule e refaça a receita sobre estoques e licenças abertas para que os impostos sobre os produtos não fiquem obsoletos.”
Ricardo Bacellar, sócio-fundador do Conselho Consultivo Bacellar e conselheiro da SAE Brasil, também seguiu o raciocínio de Cássio.
Isso porque o governo está “complementando outras questões que ainda não foram mencionadas, como a oferta de crédito mais barato, e embora houvesse essa grande expectativa, muitas coisas permanecem indefinidas”.
Quanto valeria um carro usado?
Antes de mais nada, vale lembrar que os carros populares recebem um desconto de 1,5% a quase 11% para veículos com custo máximo de R$ 120 mil. A expectativa de um valor mais barato é inferior a R$ 60 mil.
Desse ponto de vista, comprar um carro usado muitas vezes não compensa o cliente. Porque, com o barateamento dos carros usados, os proprietários também precisam baixar seus preços. Portanto, respeite o mesmo percentual de zero km ou próximo a ele.