Conseguir a tão esperada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é uma tarefa fácil e não é barata. No entanto, para atender os cidadãos que têm dificuldade em pagar pelo processo, o Detran/ES lançou a segunda fase do programa CNH Social. Neste primeiro momento são 3500 vagas.
Ainda este ano, terá início a segunda fase do programa, com a CNH Social a ter mais 3500 vagas, elevando o total para 7.000.
Inscrição
Os interessados em obter qualificação por meio do Programa Social da CNH devem se inscrever pelo site do Detran-ES até o dia 14 de abril. Para além das qualificações iniciais para a categoria A (motociclos) ou B (veículos a motor), a iniciativa prevê igualmente o aditamento das categorias A e B, para além de alterações à categoria D (carrinhas, miniautocarros, autocarros) ou E (camiões e reboques).
Vale lembrar que um dos pré-requisitos para ingressar no programa é ter um único cadastro ativo (CadÚnico). Quem tiver dados antigos terá que solicitar as alterações necessárias e aguardar o anúncio da segunda fase do programa.
Por fim, os selecionados serão divulgados no site do Detran/ES no dia 20 de Abril. No entanto, aqueles que não foram considerados terão uma nova oportunidade no dia 12 de Junho, quando uma única chamada de alternativas será divulgada.
Passo a passo
Para se cadastrar, é preciso acessar o site do Detran/ES e clicar no banner ou botão “Programa Social da CNH”. O próximo passo é inserir suas informações pessoais, de acordo com os dados atuais do CadÚnico.
Finalmente, você precisa escolher uma categoria (primeira qualificação A ou B) ou, se você já tiver uma carteira de motorista, escolher entre as opções de “Adicionar Categoria” A ou B e “Alterar Categoria” D ou E.
Condição
A seleção é feita eletronicamente, ou seja, sem interferência humana. Isso porque o ranking leva em conta informações de um único cadastro, por exemplo, um aumento na renda per capita ou o número de pessoas em um grupo familiar. Outros critérios adotados incluem informações como conclusão do ensino fundamental, ser beneficiário do Bolsa Família e data e horário de inscrição.
Vaga
Do total de 3500 vagas, 40% incidem na primeira qualificação (A ou B). Além disso, 20% são para a adição das categorias A ou B e, finalmente, 40% para a modificação das categorias D ou E. Vale lembrar que essa ação tem como objetivo focar na formação profissional que busca introduzir os condutores no mercado de trabalho.
oie gostaria de fazer cnh
oie muito bom
Eu quero participa
Gostaria tanto de tirar minha inabilitação
Eu gostaria de ganhar minha CNH proque trabalho muito pra da comida a três netos eu tenho o pai falecido e o que eu ganho do bolsa família do da pra comer obg
Eu gostaria muito de participar desse projeto e poder ganhar a CNH porque ia mim ajuda bastante nas utilidade do trabalho
Preciso pra trabalhar
Estou precisando muito dessa oportunidade
Já vai fazer uns dois anos que eu tô sem trabalhar por causa da habilitação me ajudaria muito se eu conseguisse
Eu gostaria muito de conseguir
Gostaria muito de ser selecionada nesse programa CNH. Meus recursos são poucos. Gostaria muito de ter a carteira em mãos.
Quero tirar minha CNH
Carteira