A tão esperada chegada do Toyota GR Corolla está cada vez mais próxima, embora a marca ainda não tenha confirmado. O que se sabe é que o modelo será apresentado aqui, mas colegas da edição argentina do Portal Motor1.com descobriram que apenas 300 unidades chegam ao mercado brasileiro.
No show Hilux GR-Sport, a equipe do portal argentino entrevistou Daniel Herrero, chefe do departamento de esportes sul-americanos da Toyota Gazoo Racing. Durante a entrevista, o CEO revelou detalhes sobre o status do GR Corolla e GR Yaris.
Segundo Herrero, as negociações começaram com o lançamento do GR Yaris, derivado do hatchback de corrida competindo no Campeonato Mundial de Rali Quando o carro foi lançado, a Toyota na Argentina estava interessada em 25 mil das 300 unidades do modelo, mas a filial brasileira não queria nada.
O problema foi que o sucesso global do Yaris levou a empresa a ir em frente e criar uma versão Corolla da Gazoo Racing, mas acabou por visar países que não venderam o GR Yaris. Além do Brasil, os Estados Unidos são um exemplo disso.
O GR Corolla está equipado com o mesmo motor G16E-GTS que o Yaris, nomeadamente um 304 turbo com 43 cavalos de potência (reajustado para produzir mais 43 cavalos de potência que o Yaris) e 1,6 binário entre 40,8 e 1,6 kg/min. Como no caso do Yaris, a caixa de velocidades é manual de seis velocidades, e a tração é parte integrante dela.
“A data exata de chegada e o preço ainda não foram determinados, mas a primeira unidade deve chegar ainda este ano.
O que se sabe é que a versão “básica” do GR Corolla tem bancos esportivos (um design que lembra modelos de concha) e três opções de cores: preto, branco e vermelho. Nos Estados Unidos, há uma opção de pacote de clima frio que adiciona aquecedores aos bancos e volante, um navegador GPS, um sistema de áudio aprimorado e tecnologia que adiciona um carregador sem fio para celulares.
Declaração
Elementos visuais mais exóticos, incluindo um aerofólio, teto de fibra de carbono, áudio premium e opções para versões anteriores. Além disso, este diferencial opcional é robusto para ambos os eixos.
No topo está a versão Morisot, em homenagem ao ex-CEO da Toyota, Akio Toyoda, que entrou no concurso usando o codinome “Morizo”.
Este modelo esportivo se concentra no desempenho na pista e pensa na redução de peso para eliminar elementos desnecessários durante o uso frequente, como limpadores traseiros, alto-falantes, bancos traseiros e controles elétricos das janelas nas portas traseiras. Há também capacidade adicional para o transporte de pneus para caminhões, fornecendo apenas dois assentos.
O mercado brasileiro de carros esportivos também vai conquistar um grande concorrente do GR Corolla, carro esportivo que desembarcará no Brasil no segundo semestre de 2023. Será a primeira competição automobilística na versão hatchback.