Novas oportunidades estão se abrindo para que os beneficiários do Bolsa Família mudem de vida. O Governo Federal lançou um programa de microcrédito que permite que famílias de baixa renda solicitem empréstimos de até 21 mil reais para investir em seus próprios negócios. A iniciativa tem como objetivo promover a geração de renda e promover a independência financeira dessas famílias.
Para acessar os créditos, você deve ser beneficiário do Bolsa Família e renovar seu Cad Único. A ideia é oferecer essa oportunidade para pessoas que já estão no programa e querem ir além e investir em pequenos negócios e atividades geradoras de renda.
Como funciona o empréstimo?
O valor do empréstimo depende da análise de crédito realizada pela Caixa Econômica, que avalia a solvência de cada família. Além do valor maior para quem deseja investir em um empreendimento, há também uma pequena opção de crédito para quem busca recursos para outras finalidades, como comprar equipamentos ou fazer um curso profissionalizante.
Graças aos subsídios do governo, as taxas de juros são muito atraentes, tornando o crédito mais acessível às famílias de baixa renda.
Além disso, o programa prioriza mulheres que muitas vezes são responsáveis pela renda familiar, com foco particular nas microempreendedoras familiares que desejam iniciar ou expandir seus negócios.
Como solicitar um empréstimo?
Existem duas maneiras de solicitar crédito:
- Na agência da Caixa Econômica, você levará seus documentos pessoais e seu NIS (Número de Identificação Social).
- Utilize o aplicativo Caixa Tem para preencher o formulário com os dados solicitados.